Home » Main » Que saber se você pode se inscrever no Prouni? Veja requisitos

Que saber se você pode se inscrever no Prouni? Veja requisitos

Existem muitas alternativas que podem auxiliar você a ingressar em um curso superior. Uma delas é o Prouni. O programa foi desenvolvido para que os jovens brasileiros pudessem ter acesso a bolsas de estudo parciais e integrais, mas nem todo mundo pode utilizar o recurso. Quer saber se você pode se inscrever no Prouni? Leia o texto a seguir e descubra:

O que é o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação. O intuito do programa é distribuir bolsas de estudo parciais e integrais na rede privada para o ensino superior.

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem se inscrever para as vagas ofertadas pelo Prouni duas vezes ao ano com a mesma nota, no começo do primeiro ou do segundo semestre.

Além do Prouni, também é possível ingressar na rede pública através do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Os sistemas funcionam em períodos diferentes.

Quem pode participar?

Como mencionado, nem todo mundo pode utilizar o recurso do Prouni para garantir o seu diploma. Além de precisar ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio, também é preciso atingir a pontuação mínima de 450 pontos e não ter zerado a prova de redação.

O candidato deve ter concluído o ensino médio para garantir a sua bolsa e estar de acordo com os requisitos socioeconômicos. Para quem vai concorrer a uma bolsa completa, é necessário possuir renda bruta mensal de até um salário mínimo.

Para a segunda categoria, de bolsas parciais, a exigência para garantir a vaga pelo Prouni é que o participante possua renda bruta familiar de até três salários mínimos vigentes.

Como se inscrever?

Para se inscrever, o candidato deve aguardar a divulgação da nota do Enem o período de inscrição do Programa Universidade Para Todos. É possível acessar a plataforma digital no começo do primeiro e do segundo semestre do ano.

Você deverá acessar o programa com seus dados e buscar pelas vagas disponíveis em todo país. Todos os dias serão lançadas notas de corte para cada curso ofertado. A nota de corte é gerada a partir da pontuação dos participantes que se candidataram para as bolsas de estudo.

Para garantir a sua bolsa, é preciso que a sua pontuação supere a nota de corte. Quanto maior sua nota, maior a sua chance de conquistar a sua vaga nas melhores instituições privadas de sua região!


Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *