Home » Main » Entenda a diferença entre o Menor Aprendiz e Jovem Aprendiz

Entenda a diferença entre o Menor Aprendiz e Jovem Aprendiz

Muitos jovens que estão tentando entrar no mercado de trabalho veem em programas como o Menor Aprendiz e Jovem Aprendiz a chance de conseguir um espaço no mercado. Porém, existem muitas dúvidas que permeiam sobre a diferença entre o Menor Aprendiz e Jovem Aprendiz e como cada um destes programas realmente funcionam.

Programas Menor Aprendiz e Jovem Aprendiz

No Brasil, existem um grande número de jovens menores de idade e adultos que desejam ingressar já no mercado de trabalho. Porém, muitas empresas no país pedem que seus novos funcionários tenham alguma experiência profissional anterior.

Desse modo, a conquista de vagas de trabalho por novos trabalhadores torna essa busca bastante complicada. Assim, programas para assegurar vagas de emprego destinadas a estes jovens foram criados.

Com isso, os programas Menor Aprendiz e Jovem Aprendiz foram desenvolvidos para dar mais oportunidades de empregos para jovens sem experiência profissional anterior.

Assim, milhares de jovens anualmente se inscrevem para concorrer a vagas exclusivas. Porém, muitas pessoas possuem dúvidas sobre como realmente funciona estes programas e se existe diferença entre o Menor Aprendiz e Jovem Aprendiz.

Diferença entre o Menor Aprendiz e Jovem Aprendiz

Diferente do que muitas pessoas podem pensar, existe sim uma diferença entre o Menor Aprendiz e Jovem Aprendiz. Por serem programas de geração de emprego bastante similares, muitas pessoas não sabem diferenciar ambos os projetos.

Desse modo, é normal que todos confundam ambos os programas ou achem que os termos “Menor Aprendiz” e “Jovem Aprendiz” sejam sinônimos para o mesmo programa social.

Porém, ambos possuem algumas características que compõem sua identidade única. Confira abaixo quais são elas:

  • Menor Aprendiz:

Para poder se candidatar em vagas destinadas exclusivamente para o programa Menor Aprendiz, os interessados devem primeiramente cumprir a regra fundamental que é ter ao menos 14 até 17 anos de idade.  

Após isso, é preciso que o candidato esteja devidamente matriculado em uma escola. Além de ter tempo livre para o trabalho. Sendo seu contrato de trabalho e salário, totalmente diferentes do Jovem Aprendiz.

  • Jovem Aprendiz

Já o programa Jovem Aprendiz do qual é mais conhecido, possui regras similares, porém, ao em vez de aceitar apenas jovens de 14 até 17 anos, este programa também aceita pessoas dos 18 até os 24 anos de idade.

Desse modo, o contrato oferecido aos membros deste programa, é diferente ao oferecido para os membros do Menor Aprendiz.

Porém, em ambos os casos o jovem interessado deverá fazer um currículo especial. No caso, um currículo Menor Aprendiz e um currículo Jovem Aprendiz.


Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *