Home » Main » Como funciona as notas de corte no Prouni e SISU?

Como funciona as notas de corte no Prouni e SISU?

Todo ano, diversos jovens e adultos se inscrevem para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O exame permite que os participantes possam concorrer a vagas no sistema de ensino privado e no ensino público. As vagas variam de um curso para outro, mas é importante lembrar que a concorrência é grande e as notas de corte são altas. Se você ainda não compreende como funciona este sistema, leia o texto abaixo e entenda.

O que é a nota de corte?

Como mencionado, para garantir sua vaga dentro das universidades brasileiras o mais indicado realizar o nem. O exame permitiu a padronização do ingresso ao ensino superior, distribuindo também bolsas para que cotistas pudessem ter chances iguais de concorrer às ofertas de curso.

O Exame Nacional do Ensino Médio se divide em dois sistemas: o Programa Universidade Para Todos (PROUNI), direcionado para a rede privada  e o Sistema de Seleção Unificada (SISU), direcionado ao ensino público. Ambos os programas são plataformas digitais, nas quais os alunos podem inscrever suas notas.

Quando o máximo de alunos permitido por curso é atingido, a menor nota a entrar na estimativa passa a ser a nota de corte. Enquanto os sistemas estão abertos, novas notas são emitida.

Como funciona a nota de corte?

As notas de corte funcionam de maneira semelhante para as instituições. Isto quer dizer que independente das notas de corte FUVEST ou das notas de corte do Enem, a sua pontuações nos exames tem que superar a média no último dia de inscrição. Vale lembrar que estes pontos de corte, além de variar de uma instituição de ensino para outra, vão depender também das regiões.

Nos sistemas, você pode se candidatar as vagas de qualquer estado que estiver ofertando cursos. Por isso, é importante ficar de olho tanto para a primeira como para a segunda opção de curso. Quando é selecionado para a primeira escolha de curso, o candidato fica fora da lista de espera da segunda, mas é automaticamente colocado na lista quando não é selecionado para a primeira.

Quem não conseguiu ser selecionado através das notas de corte do primeiro semestre, deve aber que é possível se inscrever com a mesma nota para a seleção da segunda. Tanto o Prouni, como o Sisu 2019 oferecem a oportunidade de se candidatar para os cursos com a mesma nota. O segundo semestre é menos concorrido, apesar de disponibilizar menos vagas que a primeira arremessa.


Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *